segunda-feira, julho 1

Centenas de empregados das unidades regionais assistiram o Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos

Cerca 380 empregados assistiram o evento via web

A transmissão ao vivo pela web do Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos foi acompanhada por centenas de empregados nas unidades regionais. Cerca de 380 profissionais que atuam em contratações na empresa assistiram ao vivo a aula do primeiro módulo do curso, que abordou  o Regime Licitatório Diferenciado de Contratação (RDC), ministrada  pelo   ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.


O Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento terá cinco módulos com duração de 72 horas: Regime Licitatório Diferenciado de Contratação, Elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência, Fundamentos sobre Contratos Administrativos, Gerenciamento e Fiscalização de Contratos, Sistema de Registro de Preços (SRP) e as novas regras do Decreto 7.982/2013.

O diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena destacou a importância da iniciativa, que segundo ele, “democratiza a participação dos empregados das unidades regionais, que atuam com contratações e não puderam estar presentes no evento”. O objetivo do ciclo é construir uma base conceitual comum sobre o tema. O diretor adiantou que o próximo módulo, previsto para agosto, também será transmitido ao vivo pela web, e deve tratar sobre registo de preços.
Consultora Jurídica destaca a importância do evento

A consultora jurídica, Ana Paula Leal, presente no evento explicou que à aplicação do RDC vai dar mais agilidade e transparência nos processos de contração da empresa. Ela destacou a importância da participação de advogados da Consultoria no curso. “O RDC vai trazer mais eficiência e agilidade na condução das nossas licitações. Foi muito importante essa palestra do ministro Benjamin Zymler. Ela nos trouxe conhecimento inovador que permite aos gestores mais agilidade no processo licitatório”, avalia Ana Paula.

A consultora jurídica acrescenta que o curso permite uniformizar os procedimentos administrativos para todas as obras e serviços, inclusive consultoria, que tenham recursos do PAC.Essa nova modalidade permitirá, com base em parâmetros do setor privado, adotar condições de aquisição e pagamento, mediante remuneração variável, conforme desempenho do contratado” explica.


Ministro Zymler, Ester Virzi e diretor Eduardo 
Santa Helena no encerramento da palestra
Para o auditor interno Juliano Oliveira, o treinamento demostra a preocupação da Diretoria Executiva em aperfeiçoar junto com os funcionários, métodos de trabalho, buscando novas práticas de gestão. “A nossa empresa ganha mais importância nesse cenário do novo marco regulatório, isso se reflete na posição dos gestores da empresa em fazer esse pacto com a sociedade, com a empresa, com os órgãos de controle e com os próprios empregados: gerir com cada vez mais qualidade e eficiência os recursos públicos que nos são destinados”, disse Oliveira.