segunda-feira, julho 1

CPRM participa de Oficina da 5ª edição Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Mesa de abertura do evento

Nesta sexta-feira (28/6), Sandra Schneider, coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça da CPRM, e Mônica Perrotta, geóloga e membro do Comitê da CPRM participaram da Oficina da 5º Edição do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça.


O evento visa construir o novo plano, apresentar as novas propostas para a 5° Edição e a ampliação do Programa para empresas privadas. Segundo Tatau Godinho, secretária de avaliação de politicas e autonomia econômica das mulheres, a presença de empresas que já estão no programa a várias edições, como a CPRM, possibilita um compartilhamento da experiência dessas empresas com essa nova equação do programa.
Sandra Schneider e Monica Perrotta durante o evento 

Na abertura do evento, a Ministra Eleonora Menicucci destacou a importância da 5º Edição do Programa para dar continuidade à implantação de mudanças necessárias no ambiente de trabalho, e assim diminuir as desigualdades.

A professora da Unicamp Ângela Araújo apresentou o tema “Mais Igualdade: Mulheres no Trabalho”, em que um dos aspectos abordados foi a barreira invisível, chamada de teto de vidro, que homens negros, mulheres brancas e principalmente mulheres negras enfrentam para ascenderem na hierarquia organizacional. “Tem duas questões importantes no que diz respeito à manutenção da desigualdade de gênero e de raça em grande parte das empresas públicas e privadas. A primeira diz respeito exatamente a essa dificuldade  de entrada na empresa de mulheres e negros. A segunda questão é definir, de fato, oportunidades iguais para todos, em todos os cargos, homens, mulheres, brancos e negros” expôs Araújo.


Mônica Perrotta durante apresentação dos
 resultados do trabalho em grupo 
Schneider falou sobre a participação da CPRM na oficina e a importância para as relações de igualdade dentro da empresa: “Para nós da CPRM, do Comitê Nacional Pró-Equidade de Gênero e Raça, essa oficina é importantíssima, pois estamos tendo a oportunidade de aprofundar o debate e de conhecer as novas orientações da Secretaria de Politica para Mulheres sobre a 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Estamos em fase de elaboração do nosso plano de ação para esta edição e é muito importante para nós termos essa troca de experiências. E principalmente, podemos estar refletindo junto com os palestrantes, e com as outras empresas sobre quais são as melhores estratégias para desenvolvermos esse trabalho em relação à igualdade entre homens e mulheres dentro do ambiente de trabalho da nossa empresa”.