segunda-feira, junho 24

Defesa Civil de São Paulo distribui Cartilha Comunidade Mais Segura


 Escolas recebem a cartilha “Comunidade mais segura”
 elaborada pela CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) distribuiu, por meio da Defesa Civil de São Paulo, mil exemplares da cartilha “Comunidade Mais Segura” nas escolas do município de Ribeirão Pires. A iniciativa é do Departamento de Gestão Territorial (Deget) com o objetivo de transmitir conhecimentos básicos à população sobre desastres naturais - principalmente os movimentos de massa, deslizamentos e inundações - de maneira didática. O livro é direcionado principalmente para estudantes e moradores de comunidades que possuem áreas de risco.


O chefe do Deget, Cássio Roberto da Silva, afirma que a cartilha é extremamente popular. “O livro é muito importante para conscientizar as pessoas que moram em áreas de risco”, disse.  Segundo o geólogo já foram distribuídas mais de 100 mil cartilhas. Elas foram impressas pela CPRM em parceria com Serviço Geológico do estado do Rio de Janeiro, explica Cassio.

 Durante a visita da Defesa Civil as crianças recebem 
a palestra "Noções de Defesa Civil”
Segundo o coordenador do projeto na Defesa Civil, de Ribeirão Pires, José Raimundo Barbosa, a distribuição das cartilhas tem contribuído para levar conhecimento sobre o assunto e despertar o  interesse das escolares, professores e alunos. “Para nós, tem sido uma experiência muito gratificante perceber o interesse registrado no brilho dos olhos dos alunos”, avalia Barbosa.

Durante visita as escolas, a Defesa Civil ministra palestras sobre "Noções de Defesa Civil". O projeto visa atender a Lei Federal 12.608/12 que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). A lei determina que seja divulgado nas escolas o tema Defesa Civil, posteriormente o assunto será inserido na grade curricular dos alunos.