quinta-feira, junho 27

Debates promovem integração entre equipes técnicas da Superintendência de Belo Horizonte


Marcelo Araújo aborda os trabalhos desenvolvidos 
pela Geride
No primeiro dia da 2ª Semana Técnica organizada pela Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) os empregados acompanharam oito apresentações, mais a palestra inaugural do professor convidado da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Paulo de Tarso Castro, que debateu com os técnicos o tema “As Geociências dentro de uma visão integradora”.

Márcio Silva fez um balanço das ações da Geremi
A primeira apresentação das equipes técnicas da CPRM coube ao gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), Marcelo Araújo, que abordou os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Geride. Araújo destacou as melhorias realizadas na biblioteca, na modernização da rede de transmissão de dados e internet da Sureg-BH, as obras em Caeté, com destaque para a consolidação da Litoteca, a construção de novos laboratórios e a preparação da estrutura que irá receber o acervo da Geologia Marinha.

Em seguida, o pesquisador em Geociências, Frederico André Favre, apresentou o atual estágio da instalação dos containers e a futura estrutura para abrigar o acervo da Geologia Marinha da CPRM. A última palestra da parte da manhã versou sobre as obras para a construção do Laboratório de Análise Mineral (Lamin) em Caeté, que fará parte da Rede Lamin-CPRM. A apresentação foi feita pela analista em Geociências, Magda Cristina Pinto.

Fabre destaca a futura estrutura para abrigar 
o acervo da Geologia Marinha da CPRM
À tarde, o gerente de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) fez um balanço das atividades da gerência, a partir de três abordagens: a atual equipe de trabalho da Geremi; os projetos desenvolvidos, a estrutura e suporte para a execução das ações da gerência; e os desafios e oportunidades diante da nova realidade da empresa frente ao futuro Marco Regulatório da Mineração.

Segundo Márcio Silva, o novo marco da mineração trará mais responsabilidades, mas ao mesmo tempo trará oportunidades para a CPRM e os profissionais da empresa, como por exemplo, a oportunidade de adquirir expertise em novas áreas de atuação.

Além o balanço da Geremi, os participantes iniciaram as apresentações com o Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Minas Gerais/2013, apresentado pelo geólogo Claiton Piva Pinto, que detalhou os processos, inovações e a metodologia de trabalho e relatou o desafio de fazer a integração de 80 folhas 1:100.000 executadas desde 2001 e a consistência de cerca de 10 mil registros de recursos minerais no Estado.

Valter Salino apresenta o novo mapa do Espírito Santo
Após, o geólogo Valter Salino Vieira apresentou o novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Espírito Santo/2013. Entre os vários temas do mapa destacou as vergências do Arco Rio Doce para leste e a importância do Feixe Colatina que desloca as camadas do pré-sal offshore.

O geoquímico Eduardo Marques fez a palestra “Andamento dos projetos de levantamentos geoquímicos da Sureg-BH”. Na apresentação, Marques ressaltou as inovações na metodologia de tratamento de dados geoquímicos.

E encerrando o dia de apresentações e debates, o geólogo Júlio César Lombello abordou o tema “Projeto Rio Pardo de Minas: Síntese dos Resultados Parciais”. Lombello destacou o projeto proposto inicialmente, a evolução e o avanço cartográfico e, finalizando, indicou novas folhas a serem cartografadas com foco nos depósitos de ferros relacionados aos diamictitos Nova Aurora.

Júlio César Lombello apresenta o Projeto 
Rio Pardo de Minas