terça-feira, junho 25

CPRM discute a implantação de um banco de dados nacional unificado de hidrologia

André Chagas apresenta o projeto do banco de 
dados unificado de hidrologia

O Departamento de Hidrologia (Dehid), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), promoveu no dia 14/6 um encontro na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), para discutir a implantação de um banco de dados unificado de hidrologia. O projeto, que envolve áreas da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, é uma iniciativa do Dehid com a participação do Departamento de Informações Institucionais (Deinf).

Desenvolvido pelo técnico André Chagas, da Sureg-PA, com a colaboração dos técnicos do Dehid, Ana Carolina Steenhagen e Artur Moreira de Abreu, o projeto tem por objetivo a elaboração de um diagnóstico sobre os processos de armazenamento e fluxo de dados coletados da rede hidrometeorológica operado pelas unidades regionais da CPRM, com vistas a criar e consolidar um banco de dados nacional unificado de hidrologia.


A reunião em Porto Alegre foi parte importante do cronograma de implantação e administração do banco de dados, que tem como base um sistema de armazenamento de dados unificado criado por Chagas e posto em prática pela Sureg-PA.

Durante o encontro, Chagas fez uma apresentação do projeto para os gerentes, pesquisadores e técnicos de Geociências da área de Hidrologia da Sureg-PA, contando com o apoio dos técnicos da Dehid Ana Carolina Steenhagen e Artur Moreira de Abreu. Na reunião, foram levantados questionamentos e apresentadas sugestões pelos técnicos de hidrologia de Porto Alegre, que subsidiarão a formulação final do escopo do projeto e sua implantação.

Após a elaboração do diagnóstico, será dada a continuidade do cronograma de implantação e administração de um banco de dados unificado da hidrologia, a partir de um redesenho de um banco de dados já existente desenvolvido pela Sureg-PA.

Vídeo Conferência

No dia 19/06, ocorreu uma vídeo conferência, envolvendo técnicos do Dehid, do Deinf e da Sureg-PA, com o objetivo de avaliar os resultados da reunião e refinar o escopo do projeto, com vistas a promover a implantação do projeto nas demais unidades da CPRM em todo o país.