terça-feira, maio 28

Museu de Ciências da Terra será revitalizado

Diretor-presidente da CPRM durante discurso
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, divulgou na sexta-feira (24/5), que o Museu de Ciências da Terra, agora faz fazer parte da estrutura da CPRM. O anúncio foi durante coquetel para pesquisadores brasileiros e de diversos países que participam do Simpósio Internacional de Pterossauros. O Rio Ptero 2013 pretende discutir resultados científicos no campo da paleontologia.


Eduardo Santa Helena, Manoel Barreto, Diógenes 
Campos e Alexandre Kellner
“Temos uma expectativa muito grande de, em breve, com o apoio da comunidade científica, das empresas de mineração no Brasil e da sociedade civil, revitalizar o nosso museu para que ele possa estar no nível dos grandes museus internacionais”, anunciou. Segundo Barretto, em breve o Museu estará iniciando uma nova fase, que inclui restauração do edifício histórico que abriga o acervo do museu.  “Esse é o compromisso que CPRM tem com o Museu de Ciências da Terra”, afirmou Barretto.

Durante a abertura do simpósio, o chefe do museu, Diógenes Campos, falou aos participantes que o Museu de Ciências da Terra tem uma coleção de minerais, rochas, fósseis e meteoritos, que representam o resultado das pesquisas e atividades geológicas e paleontológicas, realizadas no Brasil durante o século XX. Diógenes foi homenageado na ocasião pelos realizadores do evento e estudantes com o prêmio “Contribuição com o espaço para Geologia e Paleontologia que tem inspirado toda geração das pesquisas de Pterossauros no Brasil”.

Pesquisadores e estudantes na abertura do 
Simpósio
A solenidade contou com a presença do diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena; o assessor da diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Fernando Carvalho, que representou o diretor da DRI, Antonio Carlos Bacelar; o presidente da comissão organizadora do Rio Ptero 2013, Alexander Kellner; o chefe de gabinete da Presidência da CPRM, José Antônio Castellano; do assessor da Presidência, João Batista de Vasconcelos e de diversos empregados da CPRM e do DNPM.