terça-feira, maio 28

CPRM tem participação destacada no XIV Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos e no VIII International Symposium on Tectonics

Diretor Roberto Ventura discursa na abertura
do simpósio

De 19 a 23 de maio, ocorreu, na Chapada dos Guimarães (MT), o XIV Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos e o VIII International Symposium on Tectonics.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) - Núcleo Centro Oeste, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o encontro contou com quinze pesquisadores de diversas unidades regionais da SGB e cerca de 300 participantes do Brasil e exterior.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve representado no evento pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, que discursou na abertura do simpósio ressaltando as atividades que a CPRM vem desempenhando no Brasil, com destaque para as pesquisas na plataforma continental, entre outras. Ventura também abordou o Novo Marco Regulatório do Setor Mineral, e a inserção da CPRM nesse futuro contexto. O diretor esteve acompanhado do chefe do Departamento de Geologia, Reginaldo Alves dos Santos.

Homenagem

Na cerimônia de abertura o professor Benjamim Bley de Brito Neves fez uma emocionante homenagem em memória aos colegas pesquisadores da CPRM, Augusto Pedreira e Maria da Glória da Silva, recentemente falecidos.

Conferência de Encerramento

Luiz Carlos da Silva exibe o afloramento da
rocha datada
A convite do comitê organizador do evento, no dia 23, o geólogo Luiz Carlos da Silva proferiu a Conferência de Encerramento. O tema abordado foi o estudo de casos de sucesso na obtenção de análises geocronológicas de alta precisão (pela técnica SHRIMP) em levantamentos de áreas de alta complexidade geológica e evolutiva. 

O conferencista enfatizou desde estudos pioneiros do início da década de 90 - quando a técnica foi introduzida nos projetos da CPRM – até descobertas recentes, ainda em fase de estudos para elaboração do Mapa do Estado de Minas Gerais. Essas últimas pesquisas, em execução por meio de convênio entre a CPRM e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), levaram à identificação de mais um dos raros remanescentes da crosta terrestre mais antigos já datados no Brasil (e na América do Sul), em amostras de um gnaisse exposto na região de Porteirinha (MG), cuja idade de geração foi precisamente calculada em 3.4 bilhões de anos. Ou seja, a nova idade é “apenas” (em termos geológicos) 400 milhões de anos mais nova que a rocha mais antiga já datada na Terra:  o Gnaisse Acasta do Canadá, com 4.0 bilhões de anos.

Participações


Valter Salino Vieira durante a apresentação
no simpósio
Pesquisadores de várias unidades da CPRM participaram do simpósio com apresentações com destacados trabalhos técnicos. Entre eles no dia 21, a exposição oral do geólogo Valter Salino Vieira, abordando o tema: “O Provável Arco Vulcânico Vitória-Ecoporanga, uma Analogia com o Arco de Ponta Grossa”, abordando aspectos geológicos e estruturais do Feixe Colatina (uma das feições marcantes da geologia do Estado do Espírito Santo) revelados no novo Mapa Geológico do Estado do Espírito Santo, escala 1:400.000, em fase final de execução. No dia 22, o geólogo Leandro Menezes Betiollo abordou o tema “Geologia Estrutural e Cronologia dos Eventos Deformacionais na Folha Sumaúma, Escudo Brasil Central, sudeste do Estado do Amazonas”.