segunda-feira, maio 27

CPRM apoia criação de instituto voltado para pesquisas no oceano



Manoel Barretto cumprimenta Segen Estefen, 
eleito diretor-geral do instituto

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto,  participou na sexta-feira (24/5), da assembleia de criação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (INPOH).  O instituto terá a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de oceanografia física, química, biológica e geológica; além da interação oceano-atmosfera, pesca e aquicultura marinha, hidráulica fluvial e portuária, engenharia costeira e submarina, instrumentação submarina, biodiversidade costeira e marinha.

A assembleia foi realizada na Academia Brasileira de Ciência, contou com presença  do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Carlos Nobre, da coordenadora do Mar e Antártida do MCTI, Janice Trotte-Duhá, além de representantes de instituições de pesquisa, e da comunidade acadêmica.  Na assembleia foi aprovado o estatuto do  INPOH,  eleito  diretor provisório do instituto.

Representantes de instituições que participaram da
assembleia de criação do INPOH

O professor Segen Stefen foi eleito por unanimidade diretor provisório do instituto durante a assembleia, que aprovou a criação de conselhos de administração e científico.  O INPOH também ficará sediado provisoriamente em Brasília.  Stefen agradeceu a confiança e destacou que sua meta é consolidar o INPOH. “Vamos buscar ampliar a participação de instituições de pesquisa para consolidar o instituto”, disse.



Secretário do MCTI Carlos Nobre fala 
sobre a importância do instituto
Na ocasião, o diretor presidente Manoel Barretto falou sobre o programa de geologia marinha que está sendo executado pela CPRM, destacando que o instituto será um parceiro importante para ampliar o conhecimento no atlântico Sul, onde a CPRM realiza  “A criação o INPOH  era uma demanda da sociedade por seu viés científico e conta com o apoio da CPRM”, disse Barretto, durante a assembleia. A CPRM juntamente com o MCTI são signatários da ata de fundação do INPHO, assinada durante a assembleia.